terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Dedicado a mim mesma

Sósia de Frida


No mundo nada é perfeito
è mesmo desse jeito
Sempre me acho
Toda cheia de defeitos

Não gosto do meu nome
Odeio meu cabelo
Tenho dedos muitos grandes
E queria diminuir meus seios

Tenho pernas tortas
Com óculos fico horrorosa
E ainda tenho aquela
Cicatriz nas costas

Tenho bigode e depilo
com cera fria
Só não encontrei a fórmula
De esconder a celulite e as estrias

Se um gatinho me para
Logo de manhã
Já sei qual a pergunta:
_ Me apresenta sua irmã?

Tenho medo de gente
Não consigo ser fluente
E acabam pensando
Que sou uma doente

Sei que não ganharia
Concurso de beleza
Imagina minha tristeza
Quando eu nem fazia a sombrancelha

E com uma irmã bonita
Que se acha a oitava maravilha
É difícil ser querida
Mesmo tentando ser artista

O Vinícius disse que beleza
É fundamental e ele nem
era escultural, mas o que fazer
Se os homens pensam igual?

Com e Helena de Tróia
Queria ser parecida
Mas o que fazer
Se só me comparam com a Frida

Então como a Frida
Sigo na vida de artista
Sabendo que para os homens
O que importa é ser uma mulher bonita.






Certa vez me disseram que eu lembrava muito a Frida Kalo. Fiquei decepicionada com a comparação quando vi as fotos dela. Mas depois de assistir ao filme, gostei de ter ouvido isso. Gosto de ler sobre artistas, e Frida Kalo realmente é impressionante. Foi uma mulher à frente do seu tempo. Frida foi determinada, perseguiu seus sonhos sem ligar para a opinião pública. E muito menos para o fato de não ser linda. Ela era muito mais interessante que muitas beldades, pois se preocupava muito mais com o intelecto do que em estar parecendo uma boneca. E a vida de Frida não foi fácil, mas ela lutou até o fim. E acima de tudo, ousou correr atrás do amor de sua vida. Além disso foi considerada a pintora do século. Se me chamaram de Frida pela aparência, porque não sou mesmo uma Helena de Tróia, tudo bem, não ligo. Mas se foi por outro motivo gostei da comparação, pois essas características que citei sobre Frida, eu gostaria muito de ter.

Um comentário:

  1. Esse poema é muito interessante, deixa no ar um luta de uma pessoa que sofreu muito mas que não se abalou diante das dificuldades e lutou e venceu e teve seu momento de gloria! Com algumas pessoas é assim , demora um pouco para alcançar o susseso mas quando ele chega faz valer cada minuto de luta!

    ResponderExcluir